Modernização REGAP: Petrobras Investe US$ 1,3 Bi em Gasolina de Baixo Enxofre
A Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, está no centro de um grande investimento da Petrobras para modernizar sua capacidade de processamento. As obras da Carteira de Gasolina integram o Plano de Negócios Petrobras 2009-2013, somando cerca de US$ 1,3 bilhão em todos os empreendimentos aprovados.
O objetivo principal é a construção de duas plantas essenciais:
- Unidade de Hidrotratamento de Nafta de Coqueamento (HDT).
- Unidade de Hidrodessulfurização da Nafta de Craqueamento (HDS).
Vítor Meniconi, gerente de empreendimentos da REGAP, explica que o projeto visa aprimorar a qualidade dos combustíveis: “Ambas as unidades têm por objetivo a redução do teor de enxofre e a melhoria da estabilidade dos compostos da gasolina, melhorando a qualidade deste produto no tocante às emissões atmosféricas e na performance nos motores.”
O Desafio da Qualidade: De 1000 ppm para 50 ppm
A principal meta das novas plantas de processo é reduzir o teor de enxofre nos combustíveis de 1000 ppm (partes por milhão) para 50 ppm, em atendimento às rigorosas exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Esta redução trará um combustível “extremamente menos poluente”, afirma Mauro Faísca, gerente de contratos do Consórcio Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e KTY.
As obras, iniciadas em 2007 e a cargo do consórcio, têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2010. O avanço físico do contrato já alcança 68%.
- HDS U-206: Terá capacidade para processar 4 mil m³/dia de nafta craqueada, reduzindo o teor de enxofre de 1.300 ppm para 30 ppm.
- Tecnologia: As unidades utilizam a mais moderna tecnologia de hidrotratamento, com catalisadores de última geração e tecnologia francesa AXENS, que permite o tratamento da gasolina preservando a octanagem.
Engenharia e Logística: Complexidade e Números
Atualmente, 1.850 homens trabalham nas obras da Carteira de Gasolina e Co-geração, incluindo 1.250 na mão de obra direta. A condução do empreendimento utiliza ferramentas de ponta como o software PDMS, que projeta as unidades em 3D, melhorando a visualização e a interação entre as disciplinas de engenharia.
Números do Projeto:
| Item | Quantidade |
| Tubulação | 1.550 t |
| Equipamentos | 320 unidades (2.500 toneladas) |
| Estrutura Metálica | 1.230 t |
| Cabos | 600.000 m |
| Concreto | 14.000 m³ |
O projeto enfrentou grandes desafios no suprimento, pois o consórcio adquiriu cerca de 98% dos materiais no mercado nacional durante uma fase de grande expansão, resultando em dificuldades de prazo e fornecimento. O gerente de contratos destaca ainda a carência de profissionais de engenharia sênior disponíveis no mercado.
A meta atual é atingir 80% de avanço físico no final do ano. Após a conclusão mecânica da montagem, a fase de condicionamento e teste das malhas de controle se iniciará, preparando a unidade para a partida, prevista para o fim do próximo ano.
Futuro da REGAP: Auto-Suficiência Energética
Além da Gasolina, a REGAP também está investindo em:
- Co-Geração: Construção de duas subestações que tornarão a refinaria praticamente auto-suficiente em energia elétrica, aumentando a confiabilidade operacional.
- Diesel: Uma nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT) está em fase final de projeto básico, com previsão de início de obras no primeiro semestre de 2011, visando adequar o diesel às novas especificações de qualidade.
Leia também: Estudo sobre infra-estrutura da Copa de 2014 entra em fase final
O consórcio foi reconhecido pela excelência e superação dos desafios ao conquistar o Prêmio Petrobras/Engenharia de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde.




