Em linha com a busca constante por inovação e eficiência, a Engeform Engenharia implementou um sistema robotizado na instalação de elevadores no projeto JK Square, empreendimento localizado em São Paulo. Segundo a empresa, a introdução da tecnologia gerou resultados consideráveis em termos de prazos, redução de custos, segurança do trabalhador e qualidade do trabalho.
A solução encontrada foi feita em conjunto com a Atlas Schindler e veio da Europa. Trata-se de um sistema robótico para montagem automática de algumas etapas do processo de instalação dos elevadores, chamado de Robotic Installation System for Elevators (Rise). O Rise inicia o processo com um scanner de toda a estrutura da caixa de corrida, verificando as prumadas e mapeando os pontos de fixação previstos no projeto. Além disso, executa as furações na estrutura, deixando os chumbadores posicionados para o montador apenas encaixar os suportes, guias e apertar os parafusos.
Outra vantagem do sistema é que ele trabalha de forma contínua e ininterrupta, exigindo apenas um técnico para o acompanhamento do processo, feito por vídeo. No processo tradicional, são cinco etapas: verificação da prumada da caixa de corrida; conferência dos níveis de vigas intermediárias e cotas de pisos acabados; montagem de “false car”, plataforma necessária para os montadores se movimentarem verticalmente dentro da caixa de corrida; marcação e realização das furações na estrutura de concreto; e fixação dos suportes e instalação de guias e demais componentes.
Foram nessas etapas que o sistema Rise foi aplicado. De acordo com os técnicos da Engeform, o sistema Rise possibilita redução de até 65% de tempo de montagem das etapas iniciais do processo de instalação dos elevadores. Isso traduzido em números absolutos – considerando o caso específico da instalação, em que foi usada a solução em dois dos 20 poços – a comparação do método tradicional versus o sistema robotizado revelou uma redução de prazo aproximada de duas semanas por poço.
No método tradicional seria necessário cerca de 2,5 semanas para execução; já com o sistema robotizado todo o processo levou cerca de 3 dias por poço. Como os elevadores representam uma etapa crítica no cronograma da obra, os ganhos de prazo para a montagem se refletem no prazo final da obra. Dessa forma, foi possível antecipar outras fases do projeto em cerca de duas semanas, impactando positivamente o cronograma geral da obra, conforme destaca a empresa. Também o resultado financeiro foi impactado. O retorno direto foi em torno de R$ 12.135 por poço, desconsiderado ganhos de prazo.
Caso tivesse sido usado em todos os 20 poços existentes no empreendimento, a redução teria sido de cerca de R$ 121.350. Devido à parceria entre a Engeform e a Atlas Schindler, e levando-se em consideração que se trata de um empreendimento com características únicas, o processo de envio do robô bem como todo o período e trabalhos por ele executados no empreendimento não representaram acréscimo de custo para o contrato de fornecimento e montagem dos elevadores.
De acordo com a Engeform, a iniciativa trouxe vários benefícios: eliminou a utilização de mão de obra em uma das etapas mais críticas para a segurança, diminuindo a exposição a riscos; trouxe eficiência no posicionamento das furações, eliminando risco de danos às armaduras da estrutura de concreto; e trouxe qualidade ao trabalho através de um processo mais padronizado de marcação, furação e posicionamento de chumbadores, eliminando retrabalhos. Outros ganhos envolveram a melhoria da segurança e bem-estar dos colaboradores; precisão de alto nível; montagens de melhor qualidade; eliminação de conflitos; execução integrada ao BIM; redução da necessidade de tarefas manuais não ergonômicas; e menor cronograma de obra, representando menor custo social. JK Square é um projeto de uso misto, composto por duas torres, sendo a primeira no formato Corporate, com 21 lajes de escritório, e a segunda, um complexo hoteleiro e residencial.
O empreendimento conta com 70 mil m² de construção com a certificação Leed Council Gold e está localizado no bairro do Itaim Bibi, S.
Paulo . Configurado para ser executado em um ambicioso prazo de 28 meses, o projeto enfrentou desafios significativos devido à sua complexidade, localização e padrões de sustentabilidade que precisa atender .
Sendo assim, a implementação do sistema Rise no empreendimentos JK Square representa uma evolução significativa no processo de instalação de elevadores, destacando-se pela precisão, segurança e eficiência. Por meio dessa inovação, a Engeform conseguiu não só melhorar os prazos estabelecidos, mas também proporcionar melhorias tangíveis em termos de segurança do trabalho e qualidade de execução.
Segundo a companhia, a economia de tempo e a otimização de recursos destacam-se como resultados concretos do investimento em tecnologia, alinhando-se aos objetivos da empresa de buscar constantemente a eficiência operacional e a excelência em engenharia.
AUTORES
José Augusto R. Almeida
Engenheiro Civil
Fernanda Serpentini Wolf dos Santos
Supervisora de Comunicação
Rafael Alpire
Supervisor de Gestão do Conhecimento e Inovação