Sabesp inicia transferência de água para região do Cantareira

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou a transferência de água do sistema Rio Claro para parte da região do bairro paulistano de Sapopemba, que era atendida pelo sistema Cantareira. Além disso, também está prevista a integração da Estação de Tratamento de Água (ETA) Boa Vista e do Sistema Rio Grande, o que permitirá abastecer cerca de 500 mil usuários. Soma-se a isso cerca de 1,6 milhão de consumidores que passaram a ser abastecidos pelo Alto Tietê e Guarapiranga, totalizando a retirada de 2,1 milhões do Sistema Cantareira.

Atualmente, a produção do Sistema Rio Claro é de 4000 l/s e, além do Sapopemba, atende parte dos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André, na Grande São Paulo.

Medida similar em maior proporção já foi dotada pela Sabesp, disponibilizando água oriunda dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. Foi implantada como medida operacional para atender consumidores que antes eram abastecidos pelo Sistema Cantareira.

A adoção da técnica de transferência de água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga exigiu a realização de uma série de obras, diferentemente da situação do sistema Rio Claro que já atendia parte da região que por ora passa a abastecer.

Fonte: Sabesp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *