São Francisco obriga instalação de painéis solares

 

Foi aprovada por unanimidade na cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), pelo legislativo local, uma nova lei determinando que todo novo edifício residencial ou comercial de até dez andares, será obrigado a instalar painéis solares – para aquecimento de água ou fotovoltaico – em seus telhados. Lei anterior já determinava que qualquer prédio de pequeno a médio porte deveria ter 15% da área do telhado pronta para a instalação deste tipo de painel.

Alguns outros municípios da Califórnia, como Lancaster e Sebastopol, já possuem leis similares, mas é a primeira vez que uma metrópole tem uma medida deste tipo nos Estados Unidos.

A ação entra em vigor a partir de janeiro de 2017. A expectativa é que até 2020 a cidade atenda toda a demanda de eletricidade apenas com energias renováveis.

O Departamento Nacional de Energia Solar Térmica (Dasol) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), diz que a medida pode se tornar um verdadeiro marco em favor da energia renovável.

“Sem dúvida, esta novidade deve influenciar diversas outras grandes cidades pelo mundo e se tornar uma tendência”, afirma Amaurício Gomes Lúcio, presidente da entidade. “O Dasol já atua para promover ações como essa em diversas cidades e em breve também encaminharemos um projeto semelhante ao governo do Estado de São Paulo”, acrescenta.

Recentemente, Paris, capital da França também adotou medida semelhante para produzir energia limpa e colaborar com o meio ambiente. A lei, aprovada em 2015, obriga prédios comerciais novos a terem telhados verdes ou placas solares em zonas industriais e comerciais para aumentar a eficiência energética e a umidade do ar.

Fonte: Redação OE

 

 

Leia mais notícias sobre painéis solares:

Painéis solares e fotovoltaicos têm tendência de queda de custo

Presidente do CAU/SP prevê queda no custo de painéis solares e fotovoltaicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *