Seminário gratuito sobre avaliação ambiental e certificações de edifícios

Encontro terá a presença internacional dos arquitetos Edward Garrod e Edson Yabiku, do escritório de arquitetura londrino Foster + Partners, que discutirão projetos sustentáveis e as diferentes metodologias de certificações ambientais
Com o objetivo de apresentar e explorar os principais conceitos, metodologias e tendências mundiais sobre a certificação e avaliação ambiental de edificações, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) promoverá no próximo dia 23 de maio (segunda-feira), das 8h30 às 18h30, o "Seminário Internacional – Avaliação Ambiental de Edifícios: as práticas brasileiras e as tendências mundiais". As inscrições para o evento são gratuitas.
"A proposta é trazer visões e experiências na implementação prática dos conceitos de certificação para subsidiar decisões na indústria da construção, com foco na sustentabilidade dos edifícios, indo ao encontro das crescentes expectativas da sociedade em relação ao engajamento do setor", afirma Francisco Vasconcellos, vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP.

Certificações ambientais – Na primeira parte do encontro, ocorrerá a palestra "Políticas Públicas, Instrumentos para Decisão Empresarial – As práticas brasileiras e as tendências mundiais". Ministrada pela arquiteta e urbanista Vanessa Gomes, mostrará de maneira objetiva a atuação brasileira nas edificações sustentáveis e as certificações ambientais como alvo de normalização internacional. "Sabemos que aqui no Brasil existe um crescimento recente destas certificações, surgidas no inicio da década de 90 de forma voluntária; entretanto, internacionalmente é cada vez mais comum o reforço desta prática e o aumento da sustentabilidade no ciclo de vida dos edifícios", afirma Vanessa Gomes.

Logo após, o seminário contará com outros dois painéis. Com a participação de representantes de empresas de certificação, da Caixa Econômica Federal, de empresas incorporadoras, construtoras, projetistas e órgãos do governo, o painel "Experiências brasileiras" apresentará o estágio atual das diferentes metodologias de avaliação ambiental no Brasil, como a Certificação Leed, Certificação Acqua, Certificação Breeam, Selo Casa Azul – Caixa Econômica Federal e Selo de Eficiência Energética Procel.

Palestrantes internacionais – O segundo painel terá a presença do arquiteto e designer internacional, formado na Cambridge University, Edward Garrod, e do arquiteto Edson Yabiku, graduado na Universidade Federal do Paraná, ambos do escritório Londrino Foster + Partners. Os especialistas farão um relato sobre a experiência com diferentes metodologias de certificação e o desenvolvimento do padrão Foster + Partners de sustentabilidade.

O evento é aberto à imprensa, devendo os jornalistas inscrever-se previamente com Nathalia Barboza, imprensa@sindusconsp.com.br ou (11) 3334-5647. Informações e inscrições aos demais participantes: caa@sindusconsp.com.br ou (11) 3334-5600. O evento será promovido pelo SindusCon-SP em parceria com a Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Serviço
Seminário Internacional – Avaliação Ambiental de Edifícios: as práticas brasileiras e as tendências mundiais.
Data: 23/5 (Segunda-feira)
Horário: Das 08h30 às 18h30
Local: SindusCon-SP (Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília)

Palestrantes

Vanessa Gomes – arquiteta e urbanista pela UFES, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, professora na University of Pittsburgh. Assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), nos temas análise de ciclo de vida e políticas para eficiência energética no ambiente construído, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no tema avaliação ambiental estratégica.

Edward Garrod – arquiteto e designer ambiental pela Cambridge University, profissional LEED Accredited, fundador e diretor da PHA Consultoria especializada em soluções ambientais. Desenvolveu projetos utilizando as metodologias LEED, BREEAM, HQE, GreenStar, Estidama, SBTools e One Planet Living. Como consultor em meio ambiente, participou de projetos como Masdar Institute em Abu Dhabi, Spaceport America, Jameson House em Vancouver, Winspear Opera House nos Estados Unidos e Biometropolis Masterplan no México. Desde 2011 faz parte da equipe do escritório Foster+ Partners em Londres.

Edson Yabiku – arquiteto pela Universidade Federal do Paraná iniciou sua participação no escritório Foster+Partners no Japão e posteriormente em Londres. Participou da elaboração de projetos em diversos países, entre eles Japão, Cingapura, Dubai e Inglaterra. Especialista em Masterplan, atua também no desenvolvimento de edifícios zero carbon na cidade de Masdar em Abu Dhabi. Desde 2006 faz parte da equipe do escritório Foster+ Partners em Londres.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *