As primeiras 2.185 t trilhos começam a chegar às obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Para o lote 2, em Jequié (BA), foram destinadas 500 t de trilhos. Outras 1.685 t seguiram para o lote 4, em Brumado (BA). As 3.127 peças, com cerca de 720 kg cada uma, são de origem espanhola e foram desembarcadas no Porto de Ilhéus (BA).
Mais 11 navios são esperados, a partir de setembro, provenientes da China. Segundo a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, até agosto do ano que vem, são esperados um total de 234.790 t de trilhos que irão atender a Fiol e a Ferrovia Norte-Sul.
No trecho de 1.022 km entre Ilhéus (BA) e Caetité (BA), da Fiol, mais de metade da obra já foi concluída. Segundo a Valec, a chegada dos trilhos garante a continuidade do ritmo normal da construção. A previsão é de esse trecho ser concluído até dezembro de 2015.
Quando estiver concluída, a Fiol se estenderá por 1.527 km, ligando Figueirópolis, no Tocantins, ao litoral da Bahia. A capacidade inicial é de aproximadamente 40 milhões de t ao ano por sentido, para o transporte de grãos, minérios, combustíveis e carga geral, para atender tanto o mercado interno quanto o externo.
A ferrovia será alternativa de transporte para as regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no Sul do Estado da Bahia. Também beneficiará as regiões produtoras de grãos no Oeste da Bahia e no Sudeste do Tocantins.
Fonte: Portal Brasil/Valec