As vendas do varejo de material de construção cresceram 5% em maio, com relação a abril. O resultado foi 2% menor do que o desempenho registrado pelo setor em maio de 2013. A informação é do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco, divulgado nesta quarta-feira (04/06). O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do País entre os dias 27 e 30 de maio, e a margem de erro é de 4,3 pontos percentuais.
Segundo o estudo, o aumento de vendas foi registrado em lojas de todos os portes, tendo sido um pouco maior nas pequenas e médias. No acumulado do ano, o setor está com um desempenho 5% abaixo do mesmo período do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o índice é 7% menor.
No levantamento por regiões, o destaque ficou com o Centro-Oeste, onde 48% das lojas tiveram aumento de vendas. Em seguida vieram as regiões Norte (33%), Nordeste (28%) Sul (24%) e Sudeste (19%).
Segundo a Anamaco, os segmentos que apresentaram aumento de vendas mais significativo foram: aço (6%), revestimentos cerâmicos e metais sanitários (4% cada) e louças sanitárias (3%). Por outro lado, portas e janelas de alumínio tiveram retração de 3%.
Fonte: Anamaco