BRK ambiental desenvolveu um aplicativo para visualização de ativos representados por obras de saneamento básico. De acordo com os autores, a plataforma aprimora a localização precisa de ativos de difícil visualização ou mesmo sem nenhuma visualização. Um dos desafios enfrentados pelo setor de saneamento é a gestão de ativos subterrâneos.
Para solucionar esse problema, foi criado um registro digital dos sistemas de água e esgoto, que substituiu os mapas em papel, facilitando o acesso às informações por todos os envolvidos, desde os gestores até as equipes de campo, eliminando a demora na pesquisa e gastos com impressão e transporte.
Para acessar esses dados, foi criado um aplicativo para visualizar os elementos no local de trabalho, aprimorando o processo. Isso possibilitou, segundo a BRK, o gerenciamento eficiente de redes e dispositivos, gerando economia de custos operacionais, com foco na redução de cortes e valas na pavimentação asfáltica.
De acordo com a empresa, a entrega de mapas impressos para as equipes que trabalham em campo é uma tarefa difícil, visto a atuação em 51 cidades do Tocantins e Pará. Dessa forma, para suprir tal necessidade, foi desenvolvido um portal/aplicativo que permite visualizar os sistemas de água e esgoto de forma georreferenciada, dando às equipes de campo autonomia para consultar o cadastro técnico digitalmente, aumentando a confiança ao localizar redes ou dispositivos, melhorando a precisão na conclusão dos serviços. No início de 2023, conseguiu-se consolidar quinze anos de dados de ativos em um banco de informações GIS, formando um acervo robusto e atualizado.
Esse acervo é alimentado diariamente com informações coletadas em campo, que são ainda mais enriquecidas por um aplicativo adicional. Para facilitar o acesso a essas informações, foi desenvolvido um painel dinâmico de cadastro técnico que inclui bases cartográficas georreferenciadas e malhas hidrossanitárias, as quais contêm uma série de atributos de cada feição validados pela equipe analítica. Tais atributos específicos de cada feição incluem informações sobre se a rede está ativa ou inativa, detalhes sobre a profundidade, material e diâmetro da rede ou dispositivos, bem como as funcionalidades mais relevantes que já foram cadastradas.
É utilizado o Survey123 para coleta de dados em campo. As informações são registradas no local de trabalho e enviadas em tempo real. Isso permite que a equipe no local verifique e, se necessário, modifique os dados diretamente no app/plataforma, garantindo a precisão e atualização das informações. De forma geral, o aplicativo aprimora a localização precisa de ativos de difícil visualização, ou mesmo de nenhuma visualização.
Isso atenua o impacto de manutenções e intervenções no sistema, diminuindo o tempo de inatividade e a área afetada por atividades como escavação e recapeamento, aumentando assim a eficiência operacional. Com isso, contribui para a redução de cortes asfálticos ou de outros pavimentos, permitindo que a empresa possa evitar custos adicionais. Considerando as informações fornecidas, o aplicativo desenvolvido para a BRK impulsiona a otimização das operações e fortalece a sustentabilidade financeira e eficiência operacional da concessionária.
AUTORES
Matheus Lima Carvalho Rabelo
Elthon Bezerra Veloso
Eduardo Vinicius de Souza
Andrielly B. Amorim Rodrigues
Stella Alves Borges
Rogéryo de Alencar Rodrigues
Rafael Campelo Martins
Alissa Marcielle Inoue Farias
Lenilson Neres Pereira
Renato Costa Barros