Seta Engenharia: aplicativo móvel aumenta compromisso à segurança

Os setores de saúde e segurança do trabalho na Seta Engenharia compõem o sistema integrado de gestão, denominado internamente pela empresa de Sistema Seta de Sustentabilidade – S3.

Com a gerência do S3 ligada diretamente ao presidente da empresa, o setor possui autonomia de gestão, inclusive as equipes de obras, respondendo diretamente a área corporativa.

Dentre as premissas básicas de saúde e segurança do trabalho (SST), reconhece-se a fundamental importância e papel decisivo na busca pela excelência em saúde e segurança do trabalho: uma liderança comprometida e efetiva.

A boa prática em SST apresentada refere-se à criação de um aplicativo móvel, denominado Viva Segurança, que possui como principal objetivo aumentar comprometimento das lideranças em segurança do trabalho, criando a cultura de participação proativa na prevenção de acidente.

O aplicativo móvel foi desenvolvido para resolução de duas problemáticas na empresa: a disseminação da cultura de segurança dos líderes e melhor acompanhamento de seus desempenhos.

A boa prática começou a ser planejada em maio de 2017. O Aplicativo Viva Segurança é um dispositivo móvel usado em aparelhos de smartphone com sistemas operacionais Android e IOS.

Os resultados obtidos com o aplicativo Viva Segurança de 2018 até novembro de 2019 foram os seguintes: 21.471 totais de cadastros; 6.330 observações de trabalho cadastradas; 5.879 avaliações de DDS; 2.481 reportes de desvios e 1.643 reporte de boas práticas.

O aplicativo Viva Segurança proporcionou ainda uma métrica para avaliação de desempenho das lideranças em relação à segurança do trabalho. Através do Índice de Comprometimento das Lideranças – ICL, conseguiu-se identificar os líderes efetivos.

Autor: Paulo Montenegro, engenheiro de segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *