O consórcio formado pelos grupos chineses CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway 20 Bureau Group) assinou com o Governo do Estado da Bahia o contrato para construir e operar a ponte entre Salvador e Ilha de Itaparica. O empreendimento terá sua implantação na modalidade de parceria público-privada (PPP) e o valor total é R$ 7,245 bilhões, sendo que 80% desse investimento é privado, feito pelo consórcio construtor. O prazo de concessão é de 35 anos e as obras, com duração de quatro anos, têm início previsto para novembro de 2021.
O empreendimento terá 12,4 km de extensão e se constituirá na maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, superando a Rio-Niterói (8,8 km), ocupando a 23ª posição no ranking mundial de pontes e listada entre as 100 maiores obras de infraestrutura do planeta. O objeto do contrato inclui ainda acessos viários em Salvador, com extensão de 4,60 km, nova rodovia expressa, a ser construída na Ilha de Itaparica, com 21,41 km, e recuperação e ampliação de trecho da rodovia BA-001.
“Além de facilitar e reduzir o tempo de travessia da Ilha de Itaparica, a nova ponte vai promover o desenvolvimento de diversas regiões do estado, como o sul do Recôncavo, Baixo Sul, Oeste da Bahia, além de todo o litoral sul e Região Metropolitana. É importante destacar que o projeto tem a sustentabilidade como pilar e prevê o mínimo impacto ambiental possível. Todos os procedimentos atenderão rigorosamente os compromissos ambientais estabelecidos pelos órgãos competentes”, destaca Chang Yunbo, chairman da CCCC South America.
Uma das metas da CCCC é investir em concessões e projetos privados de infraestrutura de transportes de forma completa, de modo a integrar vários tipos de capacidades – projeto, construção, operação financiamento.
Um dos maiores conglomerados de infraestrutura do mundo, a CCCC chegou ao país em janeiro de 2017, quando adquiriu o controle da Concremat Engenharia. A empresa brasileira participará do consórcio responsável pelas obras, ao lado de duas chinesas especializadas em construção de grandes pontes. O grupo participou diretamente do desenvolvimento e implantação de seis das dez pontes sobre o mar com as maiores extensões do mundo, incluindo a que liga Hong Kong, Macau e Zhuhai (maior ponte marítima existente, com mais de 50km), na província de Cantão, na China. No Brasil, a CCCC também é controladora de um porto privado multicargas em construção em São Luís, capital do Maranhão e está à frente de um projeto de R﹩1,5 bilhão para instalar uma laminadora de aços planos em Marabá, sudeste do Pará.