Excelência Operacional integra filosofia Lean e tecnologia BIM por meio da construção digital e possibilita soluções de engenharia com agilidade e otimização de resultados
A Construtora Barbosa Mello, com mais de 60 anos de história e experiência na construção pesada, com foco estratégico na mineração, construção de aeroportos, obras industriais, energia, saneamento e diversas outras atividades, trouxe a inovação para o dia a dia da empresa, colocando a área entre as três maiores prioridades do negócio. O direcionamento estratégico Inova CBM prioriza os processos com gente transformadora, resultados, sustentabilidade e excelência operacional, baseados na evolução de forma estruturada com novas tecnologias e metodologias de construção.
Os processos e projetos relacionados à inovação na pauta da empresa têm como prioridade formar colaboradores com metodologia ágil, com total controle para os mais elevados índices de excelência em saúde e segurança das pessoas e das obras. Os investimentos se dão da forma rotineira e incremental, voltada para aprimorar produtos e serviços já desenvolvidos e existentes, como pela forma disruptiva, voltada aos novos modelos de negócios. Melhorar o desenvolvimento dos produtos e prover melhores serviços para os clientes, com aumento da eficiência e reforço do valor agregado estão entre os objetivos. A CBM modernizou, mantendo o seu perfil técnico, alicerce da sua trajetória, com o objetivo de ousar com responsabilidade e tornar-se, assim, protagonista em engenharia inovadora e de resultados.
A utilização de drones propiciou o aumento da velocidade e precisão dos levantamentos de terraplenagem, possibilitando a visão aérea e atualizada das obras e das possíveis interferências que possam impactar a execução. As fases foram conectadas às inteligências de planejamento, orçamento, medição e execução, extraindo o máximo de informações para subsidiar a tomada de decisões, com os diagnósticos de uma plataforma completa de dados.
Construção Digital: Gestão integrada Lean – BIM
A integração, por meio da virtualização da construção, das metodologias BIM “Building Information Modeling” e Lean Construction foi fundamentada e concluída em 2021. A filosofia Lean foi agregada à plataforma e à rotina de gestão, trazendo o aprimoramento das práticas com direcionamentos da gestão integrada. Foi implementado o modelo Lean-BIM híbrido que une tecnologia e metodologia, indispensáveis para otimizar a produção. O foco é fazer mais com o menor custo possível, reduzindo o desperdício e maximizando o valor agregado.
Com pilares estruturados, a filosofia Lean Agile e a tecnologia BIM foram organizadas para garantir a padronização dos processos, o engajamento dos colaboradores e a entrega de resultados expressivos aos clientes, com os mais altos padrões de qualidade e confiança para a complexidade exigida nas atividades. Dentro do escopo encontram-se diretrizes com acompanhamentos diários das dimensões técnicas, produtividade, gestão de performance e funil de benefícios que contempla a gestão do conhecimento e a transformação cultural.
O sistema integrado Excelência Operacional e Construção Digital proporcionou grandes ganhos, principalmente com a evolução da qualidade e a velocidade das informações em todos os processos chaves da CBM, além de maior precisão e conexão das instâncias de conexão e análise, com o objetivo de propiciar a informação certa para a pessoa certa e no momento certo. Ganham os colaboradores, a empresa, os clientes e todos os stakeholders envolvidos.