Interior de São Paulo terá um dos mais altos edifícios do Brasil

Em Sorocaba (SP), cidade a 100 km de São Paulo (SP), está sendo construído aquele que será um dos maiores edifícios do país, o Ícone Planeta, empreendimento da Construtora Planeta de alto padrão com 141 metros de altura. O Ícone deverá ser entregue em abril de 2023.

O Ícone será elevado de forma escalonada, de modo a garantir solidez e segurança à estrutura. Para enquadrá-lo no terreno de 2.781,00 m² na Rua Maria Josepha de Souza Manente, Portal da Colina, em Sorocaba, apostou-se na verticalização do empreendimento. 

Os 141 metros de altura do Ícone exigiram que em seu topo fosse construído um farol para servir de orientação a aeronaves. “O Ícone sempre esteve em nossos sonhos. Buscávamos um produto inovador e diferente de tudo o que já se viu. Nosso desejo era construir o prédio mais alto da cidade, mas fomos além e, com a parceria e apoio de profissionais altamente capacitados, criamos um dos maiores edifícios do país”, afirma Ricardo Guimarães, diretor-presidente da Construtora Planeta.

O projeto foi estruturado pelo escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), que assina empreendimentos como Brascan Century Plaza, Top Towers, Sesc Av. Paulista, Almagah, Canvas, entre outros. Já o cálculo estrutural do empreendimento está sendo feito pelo escritório França & Associados, conhecido pelos projetos do Convention Corporate Plaza – Bourbon Ibirapuera, São Paulo Corporate Towers, Çiragan, Square Choice Santo Amaro e outros. 

“O resultado é fruto de um processo de projeto com intensa interação entre arquiteto e cliente. Originalmente, o pedido do cliente era de desenvolvermos um edifício residencial com aproximadamente 80 metros de altura. No entanto, ao avaliarmos e discutirmos as características do terreno e do produto, surgiu o desejo de construir um edifício que ficasse como referência na cidade ao verticalizar mais a torre”, explica o associado sênior da Königsberger Vannucchi, Alexandre Daud.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *