Sistema misto de concreto e cerâmica permite construção de 5 andares

A Casa Express é uma empresa do ramo da construção civil, sediada na cidade de Itapira (SP), cuja missão é buscar de forma contínua melhorias ao projetar, desenvolver e implantar soluções construtivas alternativas economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e socialmente justas, que acrescentem economia, qualidade, visando inovação, industrialização e sustentabilidade na construção civil.

A empresa, através da associação com uma empresa parceira, também do ramo de construção civil, a ITC – Industrialização, Comércio e Tecnologia em Construções, desenvolveu o sistema de paredes formados por painéis estruturais pré-moldados mistos de concreto armado e peças cerâmicas para emprego em edificações habitacionais de até cinco pavimentos.

O sistema destina-se à construção de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos (térreo mais quatro pavimentos tipo). É composto por paredes estruturais constituídas de painéis pré-moldados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos e das ligações entre os painéis. São consideradas partes do sistema as interfaces entre painéis de parede e janelas e entre painéis de parede e instalações.

A produção dos painéis pode ser realizada em fábrica ou no canteiro de obras. A moldagem dos painéis é feita na posição horizontal. As fôrmas são constituídas por pista de concreto (base) e perfis metálicos (perímetro dos painéis e vãos dos caixilhos).

Para a movimentação dos painéis na unidade de produção podem ser utilizados: caminhão com guindaste, ponte rolante ou guincho motorizado. Para o transporte e a montagem dos painéis em obra utiliza-se caminhão e guindaste.

Especificações e detalhes construtivos

Painel de parede: a espessura total do painel é de 14 cm; são previstas duas camadas externas de concreto comum (Classe C25), sendo uma de 3,5 cm (face da fôrma) e outra com 2 cm de espessura acima do bloco cerâmico (face superior), e uma camada de argamassa de 0,5 cm de espessura na face superior do painel. O núcleo é formado pelo próprio bloco cerâmico com 8 cm de espessura. O comprimento máximo dos painéis é de 7,00 m e a altura dos painéis é equivalente ao pé-direito; no caso de painéis de oitão / platibanda a altura é variável.

Os painéis para cinco pavimentos possuem um quadro externo e nervuras internas de concreto armado. Emprega-se concreto comum na fabricação dos painéis (massa específica de 2400 kg/m³). A resistência característica à compressão do concreto, aos 28 dias é de 25 MPa.

A resistência mínima do concreto especificada para a desenforma (48 horas após a concretagem) é de 10 MPa. A consistência do concreto (slump) especificada é de 120 ± 20mm. A cura é feita umedecendo-se a superfície do painel pelo período de 24 horas após a conclusão da sua moldagem.

Procedimento de montagem e acabamentos

A montagem do painel em obra é permitida após 48 horas da sua produção. O sistema é realizado da seguinte forma:

– Locação das paredes é previamente demarcada sobre a fundação ou sobre as lajes do pavimento, através de calços de argamassa. Os painéis são posicionados sobre estes calços de argamassa, assim como no sistema para dois pavimentos.

– Ligação entre os painéis por meio de pontos de solda distribuídos ao longo da altura, utilizando-se barras de aço soldáveis.

– Preenchimento do vão entre a parte inferior dos painéis e o piso ou elemento de fundação com argamassa de cimento e areia (1:3 em volume) com aditivo impermeabilizante e espansor, e aplicação de emulsão acrílica sobre essa argamassa, depois de seca.

– Grauteamento das juntas entre os painéis é realizado com o auxílio de fôrmas metálica.

– Colocação de telas de poliéster nos rebaixos verticais das juntas entre painéis, fixando as mesmas com argamassa colante AC1.

– Acabamento das juntas com argamassa e aplicação de emulsão acrílica, após secagem da argamassa. Em seguida, as paredes recebem o acabamento final.

– O uso de andaimes específicos, devidamente calculados, que têm dupla função: base de apoio para os painéis periféricos da edificação e; plataforma de trabalho para os acabamentos das interfaces entre painéis.

Montagem dos painéis, mostrando andaimes específicos desenvolvidos pela empresa Casa Express
Montagem dos painéis, mostrando andaimes específicos desenvolvidos pela empresa Casa Express
Fachada eletrônica do prédio sendo executado
Fachada eletrônica do prédio sendo executado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *